O porta-malas está cheio, os óculos de sol estão prontos, a capota está baixada e você está pronto para pegar estrada. Agora, pise no freio porque provavelmente esqueceu alguma coisa: seus pneus. São uma parte vital da viagem e garantir que estejam em plena forma antes de pegar estrada é ainda mais importante do que garantir que a playlist correta está preparada para tocar a todo o volume no carro.
Cuide destas cinco coisas antes de embarcar em sua próxima aventura:
É importante verificar sempre a calibragem dos pneus antes de viagens mais longas ou quando transportar uma carga extra. Dirigir com a calibragem inadequada dos pneus é perigoso e pode danificá-los, assim como afetar a direção, manuseamento e economia de combustível do veículo. Consulte o manual do proprietário do seu veículo para saber a calibragem recomendada pelo fabricante para todos os pneus, incluindo o estepe. Lembre-se de que a calibragem dos pneus deve ser controlada quando os pneus estão “frios”, o que significa que o seu carro não foi usado três horas antes ou rodou por menos de um quilômetro a uma velocidade moderada.
Quando se trata de pneus, estar careca não é lindo. Os pneus devem ter uma profundidade de banda de rodagem superior a 1,5 mm. Use um medidor de profundidade da banda de rodagem. Também procure desgaste desigual, como desgaste em um único lado da banda de rodagem. Pontos lisos podem indicar um problema com o pneu e devem ser verificados por um profissional de serviço de pneus assim que possível.
Reserve um momento para verificar de perto o estado dos seus pneus. Verifique se há cortes, rachaduras, amassados ou arranhões na área da banda de rodagem e na borda. Além disso, saliências podem significar uma separação dentro da estrutura do pneu. Se os encontrar, consulte o profissional de serviço de pneus mais próximo antes de sair para evitar a interrupção e a dor de cabeça causadas pela falha de um pneu.
Antes de fazer uma viagem de carro, é uma boa ideia fazer o rodízio dos pneus do veículo. Alternar os pneus regularmente (conforme recomendado pelo fabricante do veículo, ou a cada 8.000 quilômetros) promove um desgaste uniforme da banda de rodagem e ajuda a manter o pneu conforme pretendido.
Os veículos têm recomendações de peso máximo que podem ser encontradas no manual do proprietário. Seus pneus também têm uma índice de carga máxima estampada na lateral É importante respeitar estes limites, uma vez que cargas excessivas são prejudiciais para os pneus e afetam negativamente a direção e o manuseamento do veículo. Quanto mais pesado for o carro, maior será o consumo de combustível.
Rodas e pneus desbalanceados não causam apenas vibrações irritantes. Eles também podem causar desgaste desigual da banda de rodagem, reduzindo ainda mais o conforto de direção e podendo terminar em uma substituição antes do tempo. Uma loja com um balanceador de rotação eletrônico pode ajudar a colocar tudo em ordem.
A resistência à rodagem é a quantidade de energia necessária para manter os pneus em movimento a um ritmo constante e reto. Afeta a eficiência de combustível do seu carro e poupar combustível é definitivamente uma boa forma de manter o dinheiro no seu bolso. Escolher pneus como a linha Bridgestone Ecopia de pneus de baixa resistência à rodagem pode reduzir seus custos de combustível.
*Com base em uma melhoria de 36% na resistência ao rolamento ao comparar Ecopia EP422 (Tamanho: P195/55R16) com Bridgestone Turanza EL400 (Tamanho: P195/55R16). A economia real pode variar dependendo da manutenção adequada do pneu, do veículo, da vida útil de 104.000 quilômetros do pneu, do estilo de direção e das condições da estrada.