Um dos principais pontos de segurança em qualquer veículo é o sistema de frenagem. Graças a ele, é possível se deslocar com segurança com os melhores pneus, por isso é tão importante mantê-lo em boas condições. Aqui, vamos dar algumas dicas que podem ser bastante úteis para cuidar dele.
A função básica desses sistemas é gerar atrito para reduzir ou parar um veículo, mas nem todos os sistemas de frenagem funcionam da mesma forma.
Este tipo de freio está presente em alguns dos veículos mais econômicos do mercado. Funcionam gerando fricção aos pneus em movimento mediante uma espécie de pinças (ou discos) de aço e carbono, localizadas dentro delas.
Pressionar o pedal do freio abre e esfrega as paredes internas do tambor até causar a frenagem do veículo.
Eles reduzem a velocidade aplicando força de atrito ao pneu, pressionando um disco colocado dentro do pneu por meio de pinças que comprimem as pastilhas de freio. Essas pastilhas pressionam as faces do disco, causando uma frenagem controlada e gradual.
Atualmente, é um dos sistemas mais utilizados entre os veículos e trabalha da seguinte forma: ao pressionar o pedal de frenagem, um cilindro principal impulsiona o líquido de frenagem através de um tubo para os cilindros localizados nos pneus; a pressão que esse líquido exerce gera a força necessária para parar o veículo.
Como mencionados, este sistema é fundamental para uma direção segura, mas devido à sua utilização constante, desgasta-se rapidamente e pode tornar-se um grande perigo se não tiver a manutenção adequada. É por isso que recomendamos: